Apresentação

Um bom curso de Eletrocardiologia, englobando todas as interfaces do eletrocardiograma, com interpretações práticas e discussões clínicas, pode preparar os profissionais para avaliar os exames e evitar os “eventos fatais”.

O Eletrocardiograma como mensageiro das células do coração!

Vários métodos foram surgindo nestes mais de 100 anos de utilização do eletrocardiograma, decorrentes das necessidades mais específicas dos clínicos e contribuindo para aprimorar o diagnóstico das afecções cardíacas. A necessidade da realização de um simples eletrocardiograma tem sido questionada inúmeras vezes, principalmente depois do surgimento de métodos mais sofisticados que teriam a finalidade de substituir o eletrocardiograma. As observações clínicas vêm demonstrando o contrário, e também mostram o porquê da importância de realizarmos um eletrocardiograma desde jovens.

A inscrição na entrada de um grande hospital americano define bem o que pensamos: ”Esta história de morte súbita não existe, leva anos para acontecer!” Assim, uma boa consulta cardiológica e um eletrocardiograma bem interpretado podem afastar mais de 90% dos problemas cardíacos. Como vimos em alguns casos, a realização de um eletrocardiograma simples pode afastar a doença cardíaca, que por vezes é congênita e assintomática, e que interagindo com uma medicação inadequada pode ser fatal.

Dr. Marcelo Montera

Coordenação

Dr. Carlos Alberto Pastore

  • Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação do ABC
  • Doutor e Livre Docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Diretor de Serviços Médicos do Instituto do Coração (InCor)
  • Presidente do Grupo de Estudos em Eletrocardiografia da SBC
  • Presidente Futuro da International Society of Eletrocardiology

Certificação

Todos os participantes receberão o certificado de participação nos cursos após realização de avaliação final referente a todos os módulos.

O certificado de aprovação será concedido aos participantes que obtiverem índice de aproveitamento igual ou superior a 7 (sete), e no caso dos médicos com Título de Especialista em Cardiologia, receberão os créditos para atualização de seu certificado.