I Curso Nacional de
Miocardiopatias e Miocardites
Na Era da Cardiologia de Precisão

Placeholder image

APRESENTAÇÃO


As miocardiopatias e miocardites têm apresentado importantes avanços no diagnóstico e no tratamento direcionado para alvos moleculares específicos. Essa área representa um grupo heterogêneo de enfermidades que acometem o músculo cardíaco. Uma nova era, denominada Cardiologia de precisão, vai sendo expandida nesta área apoiada nos testes genéticos, biomarcadores séricos e diferentes métodos de cardioimagem, que juntos têm ajudado a definir a etiologia, os mecanismos das doenças (fisiopatologia), o prognóstico e guiar o tratamento. Uma nova classificação para miocardiopatias foi recentemente introduzida na prática clínica e tem auxiliado na conexão genótipo-fenótipo – MOGE(s).

As miocardites têm apresentado grandes mudanças com as técnicas de imagem molecular (PET-CT), permitindo o diagnóstico não invasivo como no caso da Sarcoidose Cardíaca e da Amiloidose. A biópsia endomiocárdica e o emprego das técnicas de virologia e genética molecular têm trazido melhores avanços na caracterização das miocardiopatias e miocardites. Novas condições têm sido descritas causando a miocardite como aquela associada ao tratamento da imunoterapia do câncer, um novo desafio na prática clínica do consultório.

Este curso destina-se aos cardiologistas clínicos, cardiopediatras, cardiologistas em tratamentos e também àqueles especializados em insuficiência cardíaca, tendo em vista aproximar os novos conceitos para a beira do leito.

Homenageamos três cardiologistas clínicos que, ao longo de suas vidas, se dedicaram ao ensino, assistência e pesquisa das miocardiopatias: os saudosos Prof. Raul Carlos Pareto Junior, professor emérito da UFF e, em 2019, comemoramos seu centenário; Dr. Marco Aurélio Dias da Silva, professor, pesquisador e chefe do Setor de Miocardiopatias do Instituto Dante Pazzanese; e Charles Mady, fundador do Setor de Miocardiopatias do Incor/USP.



COORDENAÇÃO




Placeholder image

Dr. Evandro Tinoco Mesquita
Diretor Científico do DEIC/SBC

Placeholder image

Dr. Fábio Fernandes
Presidente do GEMIC/DEIC/SBC




SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA




Placeholder image

Dr. Oscar Pereira Dutra
Presidente da SBC

Placeholder image

Dr. Dalton Bertolim Précoma
Diretor Científico da SBC

Placeholder image

Dr. Eduardo Nagib Gaui
Coordenador da Universidade Corporativa da SBC




DIRETORIA DO DEIC/SBC




Placeholder image

Dr. Salvador Rassi
Presidente do DEIC/SBC

Placeholder image

Dr. Múcio T. de Oliveira Jr.
Diretor Administrativo do DEIC/SBC

Placeholder image

Dr. Luís Beck da Silva Neto
Diretor Financeiro do DEIC/SBC




HOMENAGEADOS




Placeholder image

Dr. Raul Carlos Pareto Junior
1919-2009

Placeholder image

Dr. Marco Aurélio Dias da Silva
1949-2001

Placeholder image

Dr. Charles Mady







CERTIFICAÇÃO


Todos os participantes receberão o certificado de participação no curso, após realização de avaliação final referente às aulas.

O certificado de aprovação será concedido aos participantes que obtiverem índice de aproveitamento igual ou superior a 7 (sete).